terça-feira, 12 de junho de 2012

Sistemas de jogo




O sistema 2x2 é o mais simples entre todos os sistemas, utiliza dois jogadores na defesa e dois jogadores no ataque (Figura 1). Por ser de fácil assimilação é utilizado nas categorias de iniciantes e equipas tecnicamente inferiores. Este sistema pode ser considerado como precursor de outros sistemas tais como: 3x1, 1x3. Em termos dinâmicos, quando um atacante recua para ajudar na defesa transforma-se em 3x1, e quando um defesa avança para ajudar no ataque passa a 1x3.

O sistema 2x1x1, relativamente simples e de fácil aprendizagem, é constituído por dois jogadores na defesa, sendo um de cada lado da quadra denominados de alas, um jogador no meio da quadra e um quarto jogador denominado pivot que se localiza avançado perto da área adversária. Este sistema é bastante utilizado pelas equipas nas saídas de bola.

O sistema 3x1, como pode ser visualizado na Figura 1, se caracteriza com um jogador fixo na frente de sua área defensiva, dois jogadores abertos pelas alas – que tanto auxiliam na defesa quanto no ataque; e um pivot que joga sempre um pouco mais adiantado. Este sistema pode ser mais facilmente observado pelos expectadores quando uma equipa começa a fazer manobras na sua área defensiva visando uma ação ofensiva.

No sistema 1X3, considerado excessivamente ofensivo, a formação da equipa apresenta um jogador fixo na defesa e três jogadores posicionados no ataque. Este é um sistema considerado “suicida”  mas  admite ser viável em equipas de elevado nível técnico.


42 comentários:

  1. vcs só erraram na hora de colocar equipe vcs colocaram equipa nos dois últimos sistemas só uma observação. muito interessante

    ResponderEliminar
  2. Só faltaram algumas correções mais o assunto ta rasuavel

    ResponderEliminar
  3. Tem algumas palavras que estão escritas erradas.

    ResponderEliminar
  4. Tô usando pro trabalho de educação física ialkaka

    ResponderEliminar