terça-feira, 29 de maio de 2012

Mudança Nas regras de Futsal









As regras do futsal voltaram a sofrer algumas alterações, com essas a fazerem-se sentir já nesta temporada, prestes a arrancar. Foram três os artigos que a FIFA alterou e que afectam principalmente os guarda-redes.
A primeira dá maior responsabilidade aos árbitros, pois o artigo 7 (duração de jogo) diz agora que será o árbitro a dar a partida por encerrada, e não o habitual sinal sonoro que vinha da mesa.

Caso o árbitro entenda, a partida, mesmo que passe do tempo regulamentar, poderá terminar mais tarde de forma a ser terminada a jogada, com um remate, ou então para a marcação de bolas paradas.
Já nas regras 12 (faltas e infracções) e 16 (arremesso de bola), os guarda-redes terão de ter maior atenção quando jogam com os pés. Desta forma, depois do guarda-redes colocar a bola em jogo já não poderá receber a bola dos seus colegas, sem que a bola passe o meio campo, ou que algum adversário toque na bola. Caso aconteça o contrário, será marcado um livre indirecto de onde foi efectuado o passe.
Por outro lado, anteriormente era possível o guarda-redes avançar no terreno e circular a bola na sua metade de campo, em situações de 5 para 4, algo que irá mudar. O guarda-redes só pode controlar a bola uma vez no seu meio campo, com o tempo máximo de 4 segundos, e só voltará a tocar na bola nessa zona do terreno, se o adversário tocar na bola.

De qualquer forma, o guarda-redes poderá avançar para a outra metade do campo, sem que a bola passe para a sua zona defensiva. Caso seja cometida essa infracção será marcado um livre directo, marcado no local onde foi feito o passe, e conta como falta acumulada.

Sem comentários:

Enviar um comentário