quinta-feira, 31 de maio de 2012

Função dos pivot

FUNÇÃO DOS PIVOT

Quase sempre é o jogador que têm maior poder de finalização, também como característica a proteção da bola de costas. È importante para o pivot saber o tempo certo de passar a bola para seus companheiros. Hoje, o pivot têm que se preocupar com a marcação, pois é dele o primeiro combate. Existem pivôs de referência (mais parado na frente) e pivôs de movimentação (deslocam-se pela quadra).

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - altura ideal de 1.75 á 1.85, Os pivôs devem ter agilidade, força, equilíbrio, impulsão e velocidade de reação.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - controle de bola, drible, finalização, passe, recepção, finta, deslocamento lateral e antecipação.

CARACTERÍSTICAS TÁTICAS - colocação, criar espaços, servir os companheiros, primeiro combate, movimentação e conclusão.

CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - decisão, determinação, coragem, personalidade e agressividade.

Função dos alas



FUNÇÃO DOS ALAS

São responsáveis pela criação das jogadas. Devem deslocar-se constantemente, com ou sem bola. È importante ter na equipa sempre um jogador destro e um canhoto em cada ala. Normalmente os alas jogam em posições invertidas (ala direito no lado esquerdo e ala esquerda no lado direito). Os alas devem ser jogadores que utilizam bem os espaços vazios da quadra, com grande percepção das jogadas e precisão nos passes. Devem saber marcar e atacar na mesma proporção, ter excelente controlo de bola, dribles e boa finalização são características importantes para os alas.




CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - altura ideal de 1.65 á 1.75, Os alas devem ter: agilidade, resistência e coordenação, força e velocidade.



CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - drible, passe, deslocamentos, condução, remate e marcação.

CARACTERÍSTICAS TÁTICAS - criação das jogadas, coberturas, atacar e defender, boa finalização, criatividade e visão de jogo.

Função do fixo



Geralmente é o atleta encarregado de desarmar as jogadas dos adversários, são atletas de excelente marcação. Hoje também são criadores de jogadas, com bom remate de longa distância. Deve ter grande senso de distribuição de jogo e cobertura. O fixo deve ter bom sincronismo com os alas e com o guara-redes na marcação. O pivôt adversário é quem marca o fixo, por isso ele deve saber deslocar-se, para sair nas costas do adversário e criar situações de vantagem no ataque. Antecipação é fundamental para ser um bom fixo.




CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - altura ideal de 1.75 á 1.85. Os fixos devem ter agilidade, impulsão, força, coordenação e velocidade de reação.




CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - antecipação, marcação, remate, passe, e deslocamentos.




CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - coragem, controlo emocional, tranquilidade, decisão, determinação e iniciativa.

Função do guarda-redes



Função do guarda-redes:




Talvez seja o jogador mais importante da equipa, deve coordenar a equipa, pois joga de frente para o adversário. Hoje também, o guarda-redes têm de saber usar os pés . Lançar com as mãos e reposição rápida com a bola é fundamental para o guarda-redes. Deve orientar a sua equipa o tempo todo, vibrando com a mesma. Deve saber os movimentos táticos, principalmente os de saída de bola e dar cobertura ao sistema defensivo.




CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - altura ideal de 1.70 á 1.85, o guarda-redes deve de ter: agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, impulsão, velocidade de reação.

CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - liderança, coragem, controle emocional, atenção, concentração, tranquilidade e iniciativa.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Mudança Nas regras de Futsal









As regras do futsal voltaram a sofrer algumas alterações, com essas a fazerem-se sentir já nesta temporada, prestes a arrancar. Foram três os artigos que a FIFA alterou e que afectam principalmente os guarda-redes.
A primeira dá maior responsabilidade aos árbitros, pois o artigo 7 (duração de jogo) diz agora que será o árbitro a dar a partida por encerrada, e não o habitual sinal sonoro que vinha da mesa.

Caso o árbitro entenda, a partida, mesmo que passe do tempo regulamentar, poderá terminar mais tarde de forma a ser terminada a jogada, com um remate, ou então para a marcação de bolas paradas.
Já nas regras 12 (faltas e infracções) e 16 (arremesso de bola), os guarda-redes terão de ter maior atenção quando jogam com os pés. Desta forma, depois do guarda-redes colocar a bola em jogo já não poderá receber a bola dos seus colegas, sem que a bola passe o meio campo, ou que algum adversário toque na bola. Caso aconteça o contrário, será marcado um livre indirecto de onde foi efectuado o passe.
Por outro lado, anteriormente era possível o guarda-redes avançar no terreno e circular a bola na sua metade de campo, em situações de 5 para 4, algo que irá mudar. O guarda-redes só pode controlar a bola uma vez no seu meio campo, com o tempo máximo de 4 segundos, e só voltará a tocar na bola nessa zona do terreno, se o adversário tocar na bola.

De qualquer forma, o guarda-redes poderá avançar para a outra metade do campo, sem que a bola passe para a sua zona defensiva. Caso seja cometida essa infracção será marcado um livre directo, marcado no local onde foi feito o passe, e conta como falta acumulada.

Bem vindo !!

Bem vindos.
Neste blog nós vamos falar sobre o Futsal:  - Sobre as novidades.
                                                                  - Sobre as regras.
                                                                  - Descrição das posições e respectivas tácticas.